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Auditoria Trabalhista: Porque é algo tão importante para sua empresa.

Muitas empresas atuam sem muitas vezes terem um pleno conhecimento da Lei

22/03/2024 10h53 Atualizada há 5 meses
Por: Redação Fonte: Jusbrasil
Auditoria Trabalhista: Porque é algo tão importante para sua empresa.

Muitas empresas atuam sem muitas vezes terem um pleno conhecimento da Lei. Uma atitude, mesmo que pequena, pode gerar grandes prejuízos para sua empresa, além de poder manchar o nome e reputação de sua empresa.

Já imaginou se uma empresa tem férias vencidas de seus empregados ou não pagou e nem computou as horas extras devidas aos funcionários? Isso pode levar não somente a uma autuação pelo Ministério do Trabalho, como futuras demandas trabalhistas, por isso a auditoria trabalhista é tão importante para sua empresa.

A auditoria visa adequar as rotinas da empresa a legislação em vigor, buscando criar boas práticas que irão melhorar o clima organizacional e a redução do passivo trabalhista. Escritórios de Advocacia prestam serviços especializados de assessoria jurídica, ajudando as empresas a se adequarem da melhor forma para cumprirem a legislação trabalhista e evitarem prejuízos.

A auditoria trabalha em conjunto com a área de Recursos Humanos verificando desde a fase pré-contratual até o desligamento do funcionário, tentando localizar possíveis falhas no processo e assim corrigir e evitar o passivo trabalhista.

São analisados os procedimentos realizados na época da pré-admissão e admissão (nessa fase visando evitar possíveis danos pré-contratuais); o procedimento para a folha de pagamento, com a verificação das verbas pagas; jornada de trabalho, registro da jornada e banco de horas; Reclamações Trabalhistas; benefícios ofertados pela empresa aos funcionários; Contratos de trabalho específicos para cada função, visando evitar possíveis demandas de acúmulo e desvio de função; segurança e medicina do trabalho, visando evitar riscos de acidentes de trabalho, entre outros.

Ao analisar os tópicos acima, muitos imaginam que a auditoria tema função primordial de apenas investigar os dados, mas muito além disso.

O ponto chave da auditoria é a prevenção. E com a prevenção, evitar que sua empresa tenha prejuízos por procedimentos mal direcionados que poderiam gerar multas pelo Ministério do Trabalho e futuras demandas trabalhistas.

Outro ponto de vista equivocado sobre auditoria é pensar que ela visa apenas o lado da empresa. Pela auditoria serão garantidos aos funcionários que seus direitos sejam garantidos, por meio da aplicação correta da Lei.

Para o empregador o principal benefício além do financeiro, evitando multas e futuras demandas trabalhistas, ainda visa melhorar o clima da organização, visando uma equipe comprometida e que gere menos problemas nos procedimentos internos da empresa.

Como podemos perceber em poucas linhas, a auditoria trabalhista traz inúmeros benefícios para empregados e empregadores. Muitos empreendedores investem valores no seu negócio e investir na auditoria não é algo supérfluo, mas que irá trazer um grande retorno financeiro para sua empresa.

Se ainda não pensou na auditoria para sua empresa, saiba que ela pode alavancar seu negocio, seja pequena, média ou grande empresa. Consultar um advogado especialista de sua confiança compensará o investimento.

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